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Kaizen é uma filosofia, com origens no Japão, voltada para a realização de etapas incrementais para melhorar os processos de negócios, produtos e qualidade. Pode ser definido como um esforço contínuo por todos os funcionários da organização para garantir a melhoria contínua de todos os processos e sistemas na organização.
Isso também ajuda a eliminar o desperdício da organização. Também pode ser aplicado a processos, como compras e logística, que atravessam os limites organizacionais na cadeia de suprimentos.
O processo Kaizen visa a melhoria contínua dos processos e da qualidade, não apenas no setor de manufatura, mas também em outros departamentos. No mundo de hoje, o Kaizen foi aplicado em diferentes campos como saúde, governo, finanças, software e várias outras indústrias.
Como o Kaizen é implementado?
As atividades do Kaizen geralmente são implementadas usando o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). Isso garante que sempre haja um ciclo em ação para monitorar as mudanças e continuar a melhorá-las.
Planejar - Definir o problema e desenvolver soluções potenciais. Os objetivos e processos necessários são definidos e as informações são coletadas, que são necessárias para obter a saída esperada.
Fazer - Implementar o plano e executar os processos definidos. Coletar dados, se houver, para serem usados nas fases subsequentes.
Verificar - Avaliar os resultados para ver se a solução satisfez os resultados esperados. Procure por quaisquer desvios nas implementações do plano. Converta os dados obtidos em informações.
Agir - Com base nas informações, se as coisas estão indo bem de acordo com o plano, então tome medidas para estabilizar as mudanças ou, caso contrário, repita o ciclo PDCA se ainda houver algumas questões não resolvidas.
Como o Kaizen funciona?
O Kaizen funciona reduzindo o desperdício (muda) e eliminando processos de trabalho excessivamente difíceis (muri). Ele tem sucesso quando os funcionários em todos os níveis da hierarquia organizacional procuram oportunidades de melhoria e fornecem suas sugestões e feedback com base em sua experiência e observações.
Geralmente, essas sugestões são sobre pequenas mudanças que podem ser feitas nos processos de negócios existentes que podem dar resultados positivos para o negócio ao longo de um longo período de tempo. Para que isso funcione, é importante que fique claro que qualquer tipo de sugestão de qualquer pessoa é bem-vinda e não haveria impactos negativos na participação. Em vez disso, os funcionários serão recompensados pela participação nas atividades do dia a dia.
Os cinco elementos primários do Kaizen
O Kaizen é baseado em cinco elementos primários:
Círculos de Qualidade: Um círculo de qualidade é um grupo de pessoas que trabalham no mesmo projeto ou similar, que se reúnem regularmente para identificar, analisar e resolver problemas relacionados ao trabalho, se houver.
Melhoria do Moral: É um passo importante para alcançar eficiência e produtividade a longo prazo.
Trabalho em equipe: O Kaizen se esforça para ajudar os funcionários a pensar que todos fazem parte de uma equipe e precisam fazer esforços coletivos para ter sucesso.
Disciplina Pessoal: Um compromisso com a disciplina pessoal por cada funcionário garante que a equipe permanecerá forte.
Sugestões para Melhoria: Coletar feedback de todos os funcionários garante que todos os problemas sejam abordados antes de se tornarem significativamente grandes.
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