Milionário com apenas 28 anos, Musk usou o dinheiro da venda da Zip2 para fundar a X.com, um dos primeiros bancos online do mundo, em 1999. O serviço possibilitava uma variedade de ferramentas financeiras, incluindo pagamento sem cartão de crédito.
Como a X.com era percebida por alguns como um site de conteúdo adulto, Musk mudou o nome da empresa para PayPal.com após a fusão com a rival Confinity. A nova empresa dobrou a aposta na oferta de serviços de transferência de dinheiro via e-mail e web, e o negócio cresceu.
Mas durante um desacordo sobre os aspectos técnicos do PayPal (ele queria mudar o serviço para Windows de Linux), Musk foi forçado a sair de sua posição como CEO. No entanto, ele permaneceu no conselho, então quando o eBay comprou o PayPal em 2002 (contra suas objeções) por impressionantes $1,5 bilhão em ações, ele obteve um lucro de cerca de $160 milhões após impostos.
Curiosamente, muitas das pessoas que trabalharam no PayPal em seus primeiros dias passaram a fundar outros gigantes da economia da internet, incluindo Yelp, LinkedIn e YouTube - tanto que o grupo é frequentemente referido como a “Máfia do PayPal”.
7: Quer Colocar uma Colônia em Marte |
Elon Musk quer colonizar Marte - Imagem: Representação |
Com o PayPal fora do cenário, Musk estava livre para perseguir um objetivo (literalmente) mais elevado: o espaço. E ele tinha dinheiro para isso. Desapontado com o fato de que a NASA não tinha planos para uma missão tripulada a Marte, ele idealizou um projeto chamado Mars Oasis, que criaria uma estufa no Planeta Vermelho. Como parte desse conceito de outro mundo, ele co-fundou a SpaceX em 2002, uma empresa destinada a tornar as viagens espaciais mais práticas.
A SpaceX nasceu em parte depois que Musk fez as contas e percebeu que as missões espaciais seriam muito mais acessíveis se alguém pudesse desenvolver um sistema de foguetes confiável e reutilizável. Então, foi exatamente isso que ele se propôs a fazer. Somente em 2020, a SpaceX realizou um recorde de 26 missões, 22 delas usando foguetes reformados. E reservou seu primeiro passageiro pagante para a lua em setembro de 2018.
Musk pretende estabelecer uma colônia autossustentável em Marte um dia, mas parece que ir para a lua será o primeiro passo. A SpaceX conseguiu um contrato de $2,89 bilhões com a NASA para colocar os primeiros astronautas na lua no século 21, superando a empresa rival Blue Origin.
6: Revolucionou a Indústria Automobilística |
Elon Musk em um Tesla - Foto: Divulgação
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Musk acredita que os humanos devem fazer a transição de uma dependência de combustíveis fósseis para energia renovável, caso contrário, esgotaremos nossos suprimentos de energia e, como ele coloca, “mergulharemos na idade das trevas”. Como muitos cientistas, ele alerta sobre os perigos do aumento dos níveis de dióxido de carbono devido à combustão de combustíveis fósseis e ao subsequente aquecimento global.
E ele colocou seu dinheiro onde está sua boca. Ele co-fundou a Tesla em 2003, em grande parte para risadas dos executivos de automóveis em todo o mundo. O sonho de Musk era construir carros acessíveis que não emitissem poluentes.
O Tesla Roadster (2008) foi o primeiro veículo eletrônico a usar células de bateria de íon de lítio e ter um alcance maior que 200 milhas (320 quilômetros) por carga. Isso estimulou grandes montadoras a lançarem seus próprios EVs, como o Chevy Volt. Em 2015, a Tesla lançou o primeiro carro semiautônomo, uma jogada que muitas das grandes montadoras emularam. Desde então, Musk disse que os modelos Tesla terão tecnologia para ser totalmente autônomos. A Tesla também pode atualizar automaticamente o software em seus carros sem que os motoristas tenham que fazer uma viagem a uma concessionária, algo que as montadoras tradicionais podem achar mais difícil de fazer, pois têm um sistema de franquias.
Ele também cumpriu a promessa de acessibilidade. Alguns modelos, como o Model 3, agora começam em torno de $40.000. A empresa teve seu primeiro trimestre lucrativo em 2013, embora o próximo não acontecesse até 2016.
No entanto, a Tesla também teve problemas com Musk, principalmente em relação aos seus tweets. Em 2018, um tweet de Musk sugerindo que ele estava tornando a empresa privada levou a uma multa de $20 milhões pelos reguladores da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e eventualmente levou a sua renúncia como presidente. A mais recente apresentação à SEC mostrou seu título como “Technoking da Tesla”.
5: Tem um Filho Chamado X Æ A-XII |
Elon Musk e Grimes - Foto: Divulgação |
Musk conheceu sua primeira esposa, Justine, quando ambos estavam matriculados na Queen’s University em Ontário. Com o sucesso do PayPal se multiplicando, eles se casaram em 2000. Tragicamente, seu primeiro filho, Nevada, morreu de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS) quando tinha apenas 10 semanas de idade.
Os dois eventualmente tiveram filhos com a ajuda da fertilização in vitro, que muitas vezes produz múltiplos nascimentos. No caso dos Musks, isso aconteceu não uma, mas duas vezes - primeiro eles tiveram gêmeos em 2004, e depois trigêmeos em 2006, todos meninos.
Após um divórcio complicado em 2008, Musk começou um relacionamento com a atriz inglesa Talulah Riley, e em 2010, os dois se casaram. Apenas dois anos depois, eles se divorciaram. Em 2013, não só eles se reconciliaram, mas se casaram novamente. Talvez não surpreendentemente, eles se divorciaram pela segunda vez em 2016.
Mais tarde naquele ano, Musk iniciou outro relacionamento de alto perfil, desta vez com a atriz Amber Heard. Esse relacionamento terminou no final de 2017; no ano seguinte, Musk começou a namorar a estrela pop Grimes. Até o momento da escrita, Musk e Grimes ainda estão juntos criando seu filho bebê, X Æ A-XII. (Sim, esse é o nome dele. Musk diz que é pronunciado “X Ash A Twelve.”)
4: Única Pessoa a Fundar Quatro Empresas Bilionárias |
Elon Musk - Imagem: Divulgação |
Elon Musk é tão perspicaz nos negócios que criou ou co-fundou não uma, não duas, não três, mas quatro empresas que valem mais de $1 bilhão cada: PayPal, Tesla, SpaceX e SolarCity.
A SpaceX é avaliada em mais de $74 bilhões, e alguns economistas dizem que a avaliação da Tesla poderia disparar para $1 trilhão à medida que a demanda por veículos elétricos dispara na China. A Tesla adquiriu a SolarCity em 2016 por $2,6 bilhões em ações. Foi originalmente iniciada pelos primos de Musk e ele investiu $10 milhões nela em 2006. A SolarCity projeta e vende painéis solares para fins residenciais e comerciais. Tanto a Tesla quanto a Solar City compartilham o objetivo de tornar a energia sustentável mais prática e eficiente.
Musk sabe que causas filantrópicas vêm com o território da riqueza extrema. Ele doou $15 milhões para o programa Global Learning, que tem como objetivo ajudar crianças desprivilegiadas ao redor do mundo a melhorar habilidades básicas de leitura e matemática.
Na sequência do terrível furacão Maria de 2017, ele enviou enormes sistemas de bateria que podem ser alimentados com painéis solares para trazer eletricidade de volta a Porto Rico. Ele também doou centenas de milhares de dólares de seu próprio dinheiro para a causa.
E ele se juntou às fileiras de pessoas extremamente ricas que se comprometem com a filantropia. Ele assinou o Giving Pledge, uma ideia concebida pelo bilionário investidor Warren Buffett, destinada a estimular mais doações de caridade. Assinar o Giving Pledge significa concordar em deixar pelo menos 50% de sua riqueza para a caridade, seja durante sua vida ou em seu testamento.
3: Ele é um Trabalhador Incansável — e um Chefe Exigente |
Elon Musk - Foto: Divulgação |
Em 2012, o patrimônio líquido de Musk ultrapassou $1 bilhão pela primeira vez. Hoje em dia, esse número está bem acima de $156,9 bilhões, colocando-o como a segunda pessoa mais rica do mundo, embora isso flutue dependendo de coisas como o preço das ações da Tesla. Mas Musk não desfila por aí com compras pessoais enormemente caras como iates. Em vez disso, ele se enterra no escritório e espera a mesma dedicação de seus funcionários, um fato que às vezes leva à controvérsia.
Na biografia de Elon Musk escrita por Ashlee Vance, ele relata uma história sobre uma assistente de longa data que pediu um aumento. Musk disse a ela para tirar duas semanas de folga, durante as quais ele faria o trabalho dela e veria o quão crítica ela realmente era para a equipe. Quando ela voltou, ele disse a ela que não precisava dela novamente. Ela foi oferecida outra posição, mas deixou a empresa, sem dúvida insultada.
Na Tesla, alegações de baixos salários injustos para os trabalhadores, bem como condições de trabalho inseguras e horas extras obrigatórias, surgiram nos últimos anos. Musk refutou essas alegações repetidamente.
Os trabalhadores de algumas instalações da Tesla tentaram se sindicalizar e Musk foi vocalmente contra isso. De fato, em 25 de março de 2021, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas decidiu que a Tesla violou as leis trabalhistas e ordenou que a empresa parasse de interferir nos trabalhadores que procuravam se sindicalizar em uma de suas fábricas. As violações decorrem da demissão do associado de produção da Tesla, Richard Ortiz, que também era um organizador sindical, bem como um tweet de 2018 de Musk que dizia: “Nada impede a equipe da Tesla em nossa fábrica de carros de votar no sindicato. Poderiam fazer isso amanhã se quisessem. Mas por que pagar contribuições sindicais e desistir de opções de ações por nada?” Alguns trabalhadores da Tesla disseram que sentiram que essas eram táticas de intimidação destinadas a impedi-los de se organizar.
2: Aí Vem o Hyperloop |
Hyperloop - Imagem: Representação |
Em 2013, com sua peculiar genialidade em alta, Musk se sentiu ousado o suficiente para revelar os planos para seu futurista Hyperloop, uma forma de transporte idealizada pelas equipes de engenharia da Tesla e SpaceX.
O conceito do Hyperloop, que faz parte de sua empresa The Boring Company, é essencialmente um trem dentro de um grande tubo hermeticamente fechado. O chamado vactrain transportaria pessoas ou cargas ao longo de uma fina almofada de ar, graças em parte a eletroímãs que suspendem as “cápsulas” acima dos trilhos.
Em uma proposta inicial, Musk disse que o Hyperloop poderia ser usado em áreas densamente povoadas como o sul da Califórnia, transportando pessoas de São Francisco a Los Angeles a velocidades que se aproximam de 700 ou 800 milhas por hora (1.126 ou 1.287 quilômetros por hora), reduzindo drasticamente os tempos de viagem e evitando o congestionamento que assola as rodovias. Por exemplo, alguém poderia ir de São Francisco a LA em 85 minutos em vez das seis horas que normalmente leva de carro.
Como Musk quer que a ideia avance o mais rápido possível, ele disponibilizou os planos do Hyperloop como código aberto, gratuitos para qualquer pessoa que queira pegar as tecnologias e melhorá-las.
Embora algumas pessoas se perguntem se este projeto é realmente economicamente viável, várias empresas, incluindo a Virgin Hyperloop, já tornaram a ideia uma realidade. Em novembro de 2020, dois funcionários da Virgin Atlantic fizeram o primeiro teste bem-sucedido em uma instalação de teste de hyperloop perto de Las Vegas, e a Virgin diz que está no caminho certo para tornar o hyperloop uma realidade.
1: Ele é Controverso no X.com (Twitter) |
Elon Musk X.com, Twitter - Imagem: Representação |
Assim como Donald Trump, Elon Musk é famoso — ou infame — por seus tweets provocativos. Quando os membros de uma equipe de futebol de meninos na Tailândia ficaram presos em uma caverna em julho de 2018, Musk fez seus engenheiros trabalharem na transformação de um tubo de transferência de líquido de um foguete SpaceX em um tipo de submarino do tamanho de uma criança que poderia viajar pela água na caverna. O governo tailandês considerou o veículo impraticável, e um mergulhador britânico fortemente envolvido no esforço de resgate chamou o submarino de Musk de “golpe de relações públicas”. Musk respondeu tweetando que o mergulhador era “um cara pedófilo” — em outras palavras, um pedófilo. Após um alvoroço, Musk pediu desculpas. Ainda assim, o mergulhador o processou por difamação.
Um cenário semelhante, embora mais complicado, aconteceu no início da pandemia de coronavírus quando Musk tweetou que havia entregado mais de 1.000 ventiladores para hospitais na Califórnia. Alguns hospitais nunca os receberam, e outros receberam máquinas BiPAP não invasivas em vez de ventiladores tradicionais.
Então houve os tweets sobre as ações da Tesla que mencionamos. Para recapitular, em agosto de 2018, Musk tweetou que estava considerando tornar a empresa privada a $420 por ação e que tinha o financiamento garantido. Logo após esse tweet, o preço das ações da Tesla subiu 11% e depois caiu 7%. Dois acionistas entraram com ações coletivas em agosto de 2018, dizendo que o tweet de Musk era apenas um truque para fazer o preço das ações subir e mexer com todos os vendedores a descoberto — pessoas que apostam que o preço das ações cairá e ganham dinheiro comprando a um preço mais baixo.
Por essas razões, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) também entrou com uma ação por fraude de valores mobiliários, alegando que “na verdade, Musk sabia que a transação potencial era incerta e sujeita a várias contingências”. Musk, Tesla e a SEC chegaram a um acordo sem que a empresa admitisse ou negasse irregularidades. Ele teve que pagar uma multa de $20 milhões, e a Tesla teve que pagar uma multa adicional de $20 milhões por não ter “controles e procedimentos de divulgação relacionados aos tweets de Musk”. Esse dinheiro seria distribuído aos “investidores prejudicados”. Como mencionamos, Musk renunciou como presidente da Tesla, embora permaneça CEO (ou Technoking). A empresa continua pública.
Outros alvos da ira de Musk incluíram sindicatos, a imprensa e certos cientistas. Quando perguntado sobre seus ataques no Twitter, Musk respondeu a um jornalista da Bloomberg Businessweek dizendo: “Se você está no Twitter, você está na arena. E então, essencialmente, se você me ataca, é portanto OK para eu atacar de volta.” No entanto, ele admitiu: “Se alguém te ataca no Twitter, você deve ficar calado? Provavelmente a resposta em alguns casos é sim, eu deveria ficar calado. Na verdade, na maioria das vezes eu não digo nada. Eu provavelmente deveria ficar calado com mais frequência.”
Em outubro de 2022 concluiu a compra do Twitter por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões), de acordo com veículos da imprensa internacional. Após a aquisição, vários executivos do alto escalão, incluindo o CEO da empresa, Parag Agrawal, foram demitidos. Posteriormente o nome da plataforma foi mudado para X.com.
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