JBS busca "enriquecer estratégias" com retorno de Wesley e Joesley Batista ao conselho

Gno Lab
By -
0


A gigante do setor alimentício, JBS (JBSS3), anunciou recentemente a indicação dos irmãos Wesley e Joesley Batista para ocuparem dois novos assentos no conselho de administração da empresa. Essa decisão marca o retorno dos empresários ao cenário estratégico da companhia, após um período de afastamento, em meio a desafios e controvérsias.

Wesley e Joesley Batista, filhos do fundador da JBS, José Batista Sobrinho, desempenharam papéis fundamentais no crescimento e internacionalização da empresa durante a primeira década após sua abertura de capital, em 2007. Contudo, se distanciaram das operações cotidianas após Joesley se envolver em uma delação no contexto da Operação Lava Jato, que teve repercussões políticas significativas no Brasil.

"A presença [de Wesley e Joesley Batista] no conselho vai enriquecer as discussões estratégicas no board", afirmou Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, durante uma teleconferência com analistas nesta quarta-feira.

No entanto, esse retorno estratégico ocorre em um momento desafiador para a JBS. A empresa recentemente divulgou seus piores resultados desde que se tornou uma empresa de capital aberto. Em 2023, a JBS registrou um prejuízo líquido de pouco mais de R$ 1 bilhão, em contraste com o lucro de R$ 15,4 bilhões alcançado em 2022, marcando o primeiro ano de perdas em mais de uma década.

A queda nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi notável, com uma redução de 50,4% em relação ao ano anterior, atingindo o patamar mais baixo dos últimos cinco anos. A operação americana de bovinos foi particularmente afetada, registrando o pior resultado dos últimos sete anos devido ao ciclo de produção desafiador nos Estados Unidos.

A retenção de matrizes para a produção de bezerros reduziu a oferta de animais para abate, aumentando os preços de forma significativa e impactando a demanda. Wesley Batista Filho, presidente da JBS USA, observou que os consumidores nos Estados Unidos têm procurado alternativas mais acessíveis, como carne suína e de frango, diante dos preços mais altos da carne bovina.

Apesar desses desafios, Batista Filho expressou otimismo em relação às melhorias contínuas na eficiência operacional da operação americana ao longo de 2023.

Em resumo, o retorno de Wesley e Joesley Batista ao conselho da JBS sinaliza uma tentativa da empresa de fortalecer suas estratégias em meio a desafios significativos. O futuro da empresa dependerá não apenas da expertise desses empresários, mas também de sua capacidade de adaptação e inovação diante de um ambiente comercial em constante mudança.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)