10 Fatos sobre Akira Toriyama, o gênio dos mangás e dos games

Gno Lab
By -
0

 


Akira Toriyama foi um dos maiores nomes da história dos mangás e dos games, responsável por obras como Dragon Ball, Dr. Slump, Dragon Quest e Chrono Trigger. Infelizmente, ele faleceu no dia 8 de março de 2024, aos 66 anos, deixando um legado incrível e milhões de fãs pelo mundo. Neste artigo, vamos relembrar 10 fatos sobre a vida e a carreira deste artista que marcou gerações.


1. Ele começou a desenhar mangás aos 23 anos

Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955, na cidade de Nagoya, no Japão. Ele sempre gostou de desenhar desde criança, mas não tinha a intenção de se tornar um mangaká profissional. Ele se formou em design gráfico e trabalhou em uma agência de publicidade por três anos, até que decidiu enviar um de seus trabalhos para a revista Shonen Jump, em 1978. Ele ganhou o segundo lugar no concurso mensal da revista, e logo depois estreou sua primeira série, Wonder Island.


2. Ele era fã de Jackie Chan e Bruce Lee

Toriyama era um grande admirador das artes marciais e dos filmes de ação de Jackie Chan e Bruce Lee. Ele se inspirou neles para criar as cenas de luta e os personagens de Dragon Ball, especialmente Goku e Kuririn. Ele chegou a homenagear Jackie Chan em um de seus mangás, Dr. Slump, onde o personagem Arale encontra o ator e luta com ele. Toriyama também recebeu uma mensagem de condolências de Jackie Chan, que se disse triste pela morte de seu amigo e fã 1.


3. Ele criou Dragon Ball por sugestão de seu editor

Toriyama começou a publicar Dr. Slump em 1980, uma comédia sobre uma menina-robô e suas aventuras malucas. O mangá foi um sucesso, mas seu editor, Kazuhiko Torishima, queria que ele fizesse algo diferente. Ele sugeriu que Toriyama fizesse um mangá de luta, baseado na lenda chinesa do Rei Macaco. Toriyama aceitou o desafio e criou Dragon Ball, que começou como uma aventura cômica e depois se tornou uma das maiores sagas de ação de todos os tempos.


4. Ele se envolveu em vários projetos de games

Toriyama não se limitou aos mangás. Ele também se envolveu em vários projetos de games, onde mostrou seu talento como artista e designer. Em 1986, ele começou a trabalhar na série Dragon Quest, um dos RPGs mais populares do Japão, onde ele criou os personagens e os monstros. Em 1995, ele fez parte do Dream Team que desenvolveu Chrono Trigger, considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos. Ele também colaborou em outros jogos, como Blue Dragon, Tobal e Dragon Ball Z: Budokai.


5. Ele era amigo de outros mangakás famosos

Toriyama era muito respeitado e admirado por outros mangakás, especialmente os que cresceram lendo suas obras. Ele era amigo de Eiichiro Oda, o criador de One Piece, e de Masashi Kishimoto, o criador de Naruto. Eles trocavam e-mails e telefonemas, e às vezes se encontravam pessoalmente. Toriyama também era fã de outros autores, como Osamu Tezuka, Fujiko Fujio e Mitsuteru Yokoyama. Ele colecionava autógrafos e desenhos de seus ídolos.


6. Ele era fã de Ayrton Senna e chegou a desenhá-lo como Goku

Toriyama também era fã de automobilismo e de Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro de Fórmula 1. Ele chegou a desenhar Senna como Goku, usando o uniforme da McLaren e segurando uma esfera do dragão. Ele também conheceu Senna pessoalmente em 1990, no GP da Alemanha, onde foi convidado pela equipe da McLaren. Toriyama disse que ficou impressionado com a simpatia e a humildade de Senna, e que se sentiu honrado em conhecê-lo 2.


7. Ele era muito reservado e raramente aparecia em público

Toriyama era uma pessoa muito reservada e raramente aparecia em público. Ele preferia ficar em sua casa no campo, onde tinha um estúdio e uma coleção de carros antigos. Ele também gostava de cuidar de seus animais de estimação, como cães, gatos e pássaros. Ele evitava dar entrevistas e participar de eventos, e só se comunicava com seus fãs através de cartas e mensagens em suas obras. Ele dizia que não gostava de ser famoso e que queria ter uma vida normal.


8. Ele deixou muitos trabalhos prontos antes de morrer

Toriyama não parou de trabalhar até o fim de sua vida. Ele deixou muitos trabalhos prontos ou em andamento, que serão lançados nos próximos anos. Entre eles, estão o mangá Dragon Ball Super, que continua a história de Goku e seus amigos; o filme Dragon Ball Super: Super Hero, que estreará em 2024; o jogo Dragon Quest XII, que será lançado em 2025; e o anime Dragon Quest: The Adventure of Dai, que está em exibição desde 2020. Toriyama também deixou alguns projetos secretos, que ainda não foram revelados.


9. Ele recebeu muitas homenagens e reconhecimentos

Toriyama recebeu muitas homenagens e reconhecimentos por sua obra e sua influência. Ele foi premiado com o Shogakukan Manga Award, o Animage Anime Grand Prix, o Japan Cartoonists Association Award, o World Cosplay Summit Award, o Guinness World Record e o Prêmio Cultural Osamu Tezuka. Ele também foi indicado ao Eisner Award, o Oscar dos quadrinhos. Além disso, ele teve seus personagens imortalizados em estátuas, selos, moedas, parques temáticos e até em um planeta anão, que foi batizado de Makemake, em referência ao nome japonês de Mestre Kame.


10. Ele foi um dos artistas mais influentes e populares do mundo

Toriyama foi um dos artistas mais influentes e populares do mundo, com suas obras sendo traduzidas para mais de 40 idiomas e vendendo mais de 500 milhões de cópias. Ele inspirou gerações de fãs e de criadores, que seguiram seu estilo e sua visão. Ele também contribuiu para a difusão da cultura japonesa e do anime pelo mundo, especialmente na América Latina, onde Dragon Ball foi um fenômeno de audiência e de merchandising. Ele deixou um legado inestimável e uma marca indelével na história da arte.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)