Telescópio Hubble e a Revolução na Astronomia

Gno Lab
By -
0

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha. Foi lançado pela NASA, agência espacial estadunidense, em 24 de abril de 1990. O Hubble é um dos mais complexos aparelhos já colocados em órbita pelo homem.

Telescópio Hubble - Imagem: Representação

História

O Hubble foi projetado e construído nas décadas de 1970 e 1980. Recebeu esse nome em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia ao identificar que a velocidade de afastamento das galáxias é proporcional à sua distância.

Funcionamento

O Hubble é um telescópio de reflexão, ou seja, em vez de lentes, funciona com espelhos convexos para captar e ampliar a luz que chega até ele. Apesar de a qualidade de definição das imagens corresponder proporcionalmente ao diâmetro do espelho principal, o Hubble leva a vantagem de estar no espaço, sem ter a visão obscurecida pela atmosfera da Terra.

Missões e Descobertas

O Hubble forneceu evidências decisivas de que o ponto central da maioria das galáxias tem buracos negros enormes, com massa correspondente a milhões ou bilhões de estrelas. Além disso, o Hubble observou vastos discos em torno de estrelas jovens, conhecidos como discos protoplanetários, e são as regiões ao redor das estrelas jovens onde a forma do planeta se encontra. O Hubble também confirmou que o universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos.

Legado

O legado do Telescópio Espacial Hubble é imenso. Suas descobertas revelaram mais sobre nosso universo do que qualquer outro telescópio ao longo da história. As mais de 1,2 milhão de observações do Hubble transformaram o modo em que os cientistas veem o espaço e dataram o universo em 13-14 bilhões de anos.

Postar um comentário